sábado, 21 de agosto de 2010

Diadema - Adolescente morto por policial da Guarda Civil Municipal

Diadema, região metropolitana de São Paulo, o adolescente Carlos Eduardo Rodrigues, de 17 anos, foi morto pela Guarda Civil Municipal após supostamente ter sacado uma arma durante uma abordagem.

Arma essa, que não foi encontrada.

O adolescente foi atingido no pescoço por um tiro disparado pelo guarda Jairo de Souza Cardoso, 38 anos, na noite de sexta-feira, 20, quando estava na garupa de uma moto.

Segundo relatado pela prefeitura, Rodrigues e o piloto da moto, João Bosco Pantaleão Júnior, de 19 anos, circulavam sem capacetes e pela contra mão da rua Sinésio Pereira, Jardim Campanário, região norte da cidade, quando foram abordados por uma viatura, por volta das 21h20.

De acordo com o guarda, ele pediu que os dois parassem, mas a ordem não foi atendida e o adolescente teria sacado uma arma de seu casaco. O guarda Cardoso atirou e a bala atravessou o ombro de Pantaleão Júnior e atingiu o pescoço da vítima.
O piloto da moto foi encaminhado ao pronto-socorro do bairro de Piraporinha e passa bem, mas Rodrigues não resistiu ao ferimento e morreu no local.

Os guarda civis não encontraram nenhuma arma em poder dos jovens.

O guarda foi autuado em flagrante por homicídio doloso e está preso no 3º DP da cidade.

O caso também está sendo acompanhado pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal, que esteve presente ao local e que colheu os primeiros relatos. Segundo a prefeitura, será instaurado um processo administrativo que poderá levar ao afastamento definitivo do servidor público municipal.